ESG também é a praia do Carnatal
De 6 a 8 de dezembro de 2024, o Carnatal, a maior micareta do planeta, promete ser mais do que um evento de celebração e alegria. Neste ano, o festival reforça seu compromisso com práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance), tornando-se um modelo de responsabilidade social e ambiental para eventos no Brasil e no mundo. Segundo Felinto Filho, diretor da Clap Entretenimento, produtora do Carnatal, as ações já eram efetivas em edições anteriores, mas ganharão relevância com a chegada de Danielle Mafra como a Head ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), que irá compilar tudo dentro de uma política de governança, transparência e inclusão.
“Todas as lonas utilizadas nesta edição serão reutilizadas na confecção de bolsas. Este ano temos o Carnatal para todos, no Largo dos Reis, um novo programa de ingressos sociais, oferecendo entradas gratuitas, a volta da pipoca. Já estamos desenvolvendo um plano de formação profissional para jovens produtores culturais e profissionais de áreas correlatas, realizando uma imersão completa no mundo vibrante do nosso produto. A gestão de resíduos com a máxima eliminação de plásticos descartáveis e o foco na coleta seletiva são algumas das ações de destaque”, detalha Danielle Mafra.
Em 2023, por exemplo, a edição do evento recolheu perto de 12 toneladas de resíduos, especificamente 11.950 quilos de resíduos, segundo a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte, Coocamar/RN. Quanto à mobilidade sustentável, buscando reduzir as emissões de carbono, o Carnatal incentivará o uso de transporte coletivo.
Parcerias com serviços como Uber, táxi, 99, Ladydriver irão possibilitar menor impacto na mobilidade, gerar maior receita aos motoristas e proporcionar mais segurança aos participantes. Parcerias com ABIH, Seturn, STTU, Lady Driver e Uber possibilitarão aos participantes maior segurança e menor poluição por deslocamento de veículos.
Ações
O Carnatal 2024 demonstrará sua postura de governança publicando relatórios de sustentabilidade, detalhando os esforços e impactos ambientais e sociais do evento. Essa transparência será crucial para reforçar o compromisso coletivo do Carnatal e de todos os foliões que serão parceiros na maioria das ações potencializando o negócio, o destino Natal, e beneficiando todos os patrocinadores e parceiros. Além disso, todas as ações visam fortalecer o compromisso social, pois o festival irá colaborar com ONGs locais para promover causas sociais e ambientais, utilizando o evento como uma poderosa plataforma de conscientização.
De acordo com Danielle Mafra, Head ESG do Carnatal, o evento é uma grande plataforma de comunicação e tendências, além de ser um importante veículo para causas. “Por isso, vamos nos empenhar para fazer a diferença. A cultura ESG estará presente nas ações individuais do time e em toda a organização, buscando incluir também os clientes, patrocinadores e fornecedores nesse movimento”, disse ela.
Danielle Mafra explica ainda que pilares foram estabelecidos: Cultura ESG, sustentabilidade ambiental e pessoas, com estratégias bem definidas; como governança propulsora; transparência e inspiração; exigente plano de gerenciamento de resíduos, energia e mobilidade sustentável; festa inclusiva e acessível; engajamento comunitário; legado e desenvolvimento profissional.
Acessibilidade total é uma prioridade
A acessibilidade total é uma prioridade no evento. Visando inclusão e acessibilidade, todos os setores de camarotes, arquibancadas e trios são adaptados para receber pessoas com deficiência, garantindo que todos possam aproveitar o evento de forma plena.
Com um forte enfoque na responsabilidade social e engajamento comunitário, o Carnatal continua a sua tradição de apoio às comunidades locais. Em 2023, o festival arrecadou 30 toneladas de alimentos para 20 instituições da Grande Natal, atingindo diretamente mais de 12 mil pessoas. Itens foram distribuídos pela instituição filantrópica Armazém da Caridade, colaborando diretamente para o combate à insegurança alimentar de pessoas nas quatro zonas da cidade. Em 2024, o evento lança um novo programa de ingressos sociais, oferecendo entradas gratuitas ou com desconto para moradores de Natal, fortalecendo ainda mais o laço com a comunidade.
“Com essas práticas, o Carnatal não apenas se consolida como o maior festival de micareta do mundo, mas também como um exemplo de evento responsável e inovador. O compromisso com práticas ESG em 2024 promete transformar o Carnatal em uma referência de sustentabilidade e inclusão, elevando o patamar de como grandes eventos devem ser organizados”, diz Felinto Filho, diretor da Clap Entretenimento, produtora do Carnatal, destacando práticas de ESG do evento similares às adotadas em parques, festivais e eventos esportivos como Disney, Olimpíadas, Tomorrowland, Lollapalooza e Rock in Rio.
Sustentabilidade
O Carnatal 2024 está dando um passo significativo na gestão de resíduos. Com estações de reciclagem espalhadas por toda a área do evento e campanhas de conscientização direcionadas aos foliões, o festival busca reduzir ao máximo seu impacto ambiental. A eliminação de plásticos descartáveis é outra ação de destaque, substituindo esses itens por copos reutilizáveis ou biodegradáveis.
“O Carnatal celebra a diversidade em sua programação, trazendo artistas de diferentes gêneros e culturas. Essa iniciativa reflete o compromisso do festival em promover a inclusão e a representatividade em grande escala, promovendo diversidade e representatividade”, explica André Dantas, diretor da Clap Entretenimento e responsável pela escalação das atrações do Carnatal nesta 33ª edição.
Segundo ele, foi realizada uma pesquisa entre foliões, análise dos ritmos e nomes que o público-alvo da festa tem consumido. “Deixamos a essência do axé e dos grandes nomes do cenário nacional e mundial como Anitta, atração confirmada do sábado (7/12), e implementamos novos ritmos como o Trap, e um dos grandes nomes é o Matuê que chega para ser uma das atrações do camarote no domingo (8/12)”, detalhou André Dantas.
O Carnatal 2024 acontece de 6 a 8 de dezembro, numa produção da Clap Entretenimento, Vybbe e RB Entretenimento, com o patrocínio de grandes marcas, entre elas: Beats, PicPay, Alares, Brahma, Guaraná, Natal Shopping e Nota Potiguar.